No dia 31 de maio, partiu de Cruzeiro do Sul-Ac, a Caravana Estudantil Universitária rumo ao Peru, com o objetivo de realizar uma integração universitária entre os dois países fronteiriços.
A caravana que envolvia estudantes e professores de várias universidades de Cruzeiro do Sul, teve passagem em Pucalpa, Tingo Maria, Huánaco, chegando por último à capital peruana, Lima, onde se encerrou as atividades da integração cultural. Durante todo o percurso, estes conheceram algumas universidades peruanas, entre elas a Universidade San Marcos, universidade mais antiga da América e uma das mais antigas do mundo.
Universidade San Marcos internamente
No decorrer da viagem todos aproveitaram para admirar as belíssimas paisagens, e ficaram maravilhados comas belezas das cordilheiras dos Andes. Montanhas, vales, rios de rara beleza e muito frio deixaram todos encantados, apesar do mal estar que algumas pessoas sentiram a medida que o ônibus subia a cordilheira. A medida que o ônibus subia a temperatura ia caindo, chegando a 5° negativos no ponto mais alto, 4818 metros acima do nível do mar. Alguns estudantes precisaram ser atendidos pela equipe de saúde que acompanhou a delegação, mas a maioria aproveitou o momento para apreciar e registrar esse momento em suas câmeras fotográficas.
Jessyca Lima, aluna da UFAC, na Cordilheira dos Andes
Durante as visitas realizadas nas diversas univerdidades, o vice-reitor da Universidade Federal do Acre, Pascoal Muniz, aproveitou para firmar vários convênios com as univerdidades peruanas.
A direita o vice-reitor da UFAC, Pascoal Muniz
Os estudantes retornaram ao Brasil no dia 7 de junho, e avaliaram a viagem como inequecível e muito proveitosa, e estavam agradecidos principalmente ao deputado Edvaldo Magalhães por proporcionar o importante intercâmbio cultural a estes estudantes.
Obs.: As universidades acreanas envolvidas foram: UNB, Facinter, UNOPAR, IEVAL e UFAC.
As universidades peruanas: Universidade Nacional de Ucayali (Pucalpa), Tingo Maria, Hermílio Valdizán (Huánaco), La Molina e San Marcos em Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário